Associação Os Amigos da Nossa Terra

Na freguesia de Fernão Joanes nasce a Associação “Os Amigos da Nossa Terra” que iniciou o apoio social aos mais sós desde a década de noventa, respondendo a uma das necessidades sociais, já então bem notadas, quer na área do Centro de Dia, quer no de Apoio Domiciliário.

O projeto cresceu e deu origem ao Lar de S. João Batista, inaugurado em 19 de fevereiro de 2011, que hoje integra nas mesmas instalações, a prestação das respostas sociais com que iniciou as suas atividades e viu os seus serviços abrangerem um maior leque de ofertas aos utentes. Esta instituição nasce já da necessidade de servir não uma, mas mais duas freguesias vizinhas, Meios e Corujeira, aglutinadas em torno do mesmo projeto.

O Lar de S. João Batista é uma resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente para idosos em situação de risco de perda de independência e autonomia.

Objetivos Gerais:
– Melhoria das condições de vida da população idosa autónoma e semi-dependente da freguesia de Fernão Joanes e suas famílias, valorizando o seu meio habitual e quotidiano de vida;

– Combater a solidão, isolamento e insegurança da população idosa autónoma e semi-dependente, de modo, a permaneceram no seu meio rural;
– Envolver das redes de suporte informal (família, amigos e de vizinhança) da população idosa, assim como, fortalecer e implicar a rede de suporte formal (serviços públicos e privados);
– Contribuir para aumentar a empregabilidade em Fernão Joanes, Meios e corujeira freguesias caracterizadas pelo isolamento geográfico, ao possibilitar a criação de novos postos de trabalho.

Direção

Presidente:

  • António Jorge Vale Bico

Vice-Presidente:

  • Lúcia Sousa Fernandes

    Secretário:
  • Armando Proença Monteiro

    Tesoureiro:

  • Sandra Isabel Monteiro Antunes

Vogal:

  • Victor Manuel Lopes de Sá

Suplentes:

  • Rui Pereira Coelho
  • Horácio Tavares da Cruz
  • Alfredo Tavares Rapoulo
  • Joaquim Almeida Santos
  • Marco Antunes Santos
Assembleia Geral

Presidente:

  • Amílcar Pinto Ferreira

    1º Secretário:
  • Hélder de Jesus Gomes

    2º Secretário:
  • João Carlos Bico de Sousa
Assembleia Geral

Presidente:

  • Amílcar Pinto Ferreira

    1º Secretário:
  • Hélder de Jesus Gomes

    2º Secretário:
  • João Carlos Bico de Sousa

Corpos Sociais

Respostas Sociais

A valência de Lar, com capacidade para 21 utentes, presta conforto a utentes com alguma dependência, cujas idades variam, os quais não podem permanecer no seu habitat, pelos mais diversos motivos.
A valência de Centro de Dia, com capacidade máxima para 19 utentes, dá neste momento resposta a idosos na sua maioria com alguma autonomia para a realização de algumas tarefas da vida diária.


A valência de Apoio Domiciliário, com capacidade para responde
r a 21 pedidos, os utentes na sua maioria são autónomos, usufruem da alimentação, que a Instituição leva até eles, na sua residência. Estes podem também usufruir da higiene habitacional, tratamento de roupa, higiene pessoal, acompanhamento psico-social, entre outros serviços sinalizados e solicitados pelos utentes ou seus familiares.

Instalações

O Lar S. João Baptista possui sete quartos duplos e sete individuais, tendo assim capacidade para vinte e um utentes. Os quartos estão equipados com  tv, telefone e wc.

Tem um refeitório, salas de estar, convívio e actividades, instalações sanitárias, gabinete médico e de enfermagem, sala de arrumos, sala de apoio aos funcionários, cozinha, copa, lavandaria, garagem, gabinete da direção, e secretaria.

Atividades e Serviços

A Instituição tem à disposição dos seus associados e utentes serviços de saúde, nomeadamente um enfermeiro e um médico a tempo parcial.


Tem também um professor de ginástica que desenvolve atividades duas vezes por semana para os associados e utentes. E, ainda, uma animadora a tempo inteiro e uma a tempo parcial, que desenvolvem as mais diversas atividades.

Recursos Humanos

Info.

Documentos Institucionais